O que é Síndrome de Riley-Day?
A Síndrome de Riley-Day é um transtorno hereditário que afeta a função de nervos sensitivos periféricos ao longo de todo o corpo, o faz com que a pessoa portadora não sinta dores. Foi descrita pela primeira vez pelos médicos Milton Riley e Richard Lawrence Day. Daí o nome Riley-Day.
Qual a incidência da Síndrome de Riley-Day?
Afeta de 1 a 9 pessoas a cada 1 milhão de nascimentos, sendo mais frequente em judeus asquenazes (oriundos da Europa Central e do Leste Europeu), sendo a incidência entre esse povo de 1 a cada 3700 pessoas.
Quais as caracteristicas da Síndrome de Riley-Day?
A principal caracteristica da Sindrome de Riley-Day é a insensibilidade à dor, mas tambem há varias outras caracteristicas como:
- dificuldades de alimentar-se e dificuldade de sucção e deglutição.
- pausa respiratória.
- sudorese (transpiração), enquanto come.
- episódios prolongados de vômitos.
- convulsões.
- hipotonia.
- Não derramar lágrimas ao chorar.
A doença é causada por uma mutação no gene IKBKAO, que se localiza no cromossomo 9. É uma doença de caráter autossômico recessivo, significando que uma pessoa deve herdar uma cópia do gene defeituoso de cada progenitor para desenvolver a condição.
Qual é o tratamento da Síndrome de Riley-Day?
Não existe cura para esta doença, e o tratamento consiste na prevenção de acidentes e na amenização dos outros sintomas, o que pode incluir:
- Proteção da pessoa contra lesões;
- Tratamento da pneumonia aspirativa;
- Terapêutica anticonvulsivante, se o paciente apresentar convulsões;
- Medicamentos, que incluem lágrimas artificiais, para evitar a secagem dos olhos e medicamentos chamados antieméticos, que servem apara conrolar possíveis vômitos.
- A hipotensão ortostática (pressão arterial baixa quando em repouso) pode ser operado com um aumento na ingestão de fluidos e sal, cafeína e meias elásticas ao nível da cintura.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Riley-Day
http://botecodasaude.blogspot.com/2009/07/sindrome-de-riley-day.html
http://diariodebiologia.com/2009/01/sindrome-riley-day-insensibilidade-a-dor/
Nenhum comentário:
Postar um comentário