O que é NET?
A necrólise espidérmica, também conhecida por síndrome de Lyell, é uma alteração grave na pele que dá ao indivíduo um aspecto de queimado. A pele apresenta-se avermelhada e aparecem grandes bolhas rasas por todo o corpo, que vão soltando a pele aos poucos.
Há relatos de maior frequência de NET em pacientes com AIDS.
Qual a incidência de NET?
A incidência de NET é de 0,4 a 1,2 casos por milhão de pessoas ao ano. O distúrbio ocorre, principalmente, em crianças e adultos jovens, de ambos os sexos e de todas as raças.
Quais as caracteristicas de NET?
As caracteristicas são: aspecto bolhoso superficial, por vezes assemelhado ao obtido por queimadura solar, enquanto as mucosas são pouco afetadas.
As lesões são acompanhadas de uma sensação de mal-estar geral, febre e é comum haver desidratação.
Qual a causa de NET?
As drogas são os principais agentes causais, especialmente sulfas, tais como: sulfametoxi-piridazina, sulfadimetoxina e sulfametoxazole, anti-convulsivantes, antiinflamatórios não-hormonais, antibióticos, derivados da pirazolona, fenilbutazona, alopurinol, dipirona, hidantoína e barbitúricos, agindo provavelmente, por um mecanismo mediado por células (Tipo IV). Poucos casos bem-documentados têm mostrado infecções por Mycoplasma pneumoniae ou Klebsiella pneumoniae como causa de NET.
Qual é o tratamento de NET?
O tratamento da TEN é similar ao das queimaduras extensas. O paciente deve ser mantido em UTI, em condições de isolamento e ambiente aquecido, evitando-se o trauma cutâneo. Devem ser suspensas ou trocadas as drogas possivelmente implicadas. A reposição de
líquidos é predominantemente parenteral, principalmente se houver lesões de mucosa oral que dificultem a ingestão de líquidos.
Fontes:
http://www.tuasaude.com/necrolise-epidermica/
http://www.emmanuelfranca.com.br/doencas/doencas78_net.html http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/1179.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário